A atividade de Pré-escolar desenvolvida no Jardim-de-infância é a primeira etapa da educação básica, que consiste na prestação de serviços tendo por princípio o desenvolvimento equilibrado das crianças desde os três anos de idade até ao seu ingresso no ensino básico, o qual é complementar da ação educativa da família e que com a mesma se estabelece em estreita relação. A interação com crianças desta idade, exige dos educadores e auxiliares, uma atenção constante transmitindo confiança e as prepare para serem independentes, autónomos, sociais para um mundo que aos poucos vão descobrindo.

Modelo Pedagógico e Atividades

“Experimentar. Pensar. Aprender” carateriza a abordagem do modelo High/Scope assente nas teorias de desenvolvimento e práticas educacionais que se baseiam no desenvolvimento natural da criança em que o enfoque educativo é orientado para o desenvolvimento da criança e da sua aprendizagem, integrando as perspetivas intelectuais, sociais e emocionais. Paralelamente, e tendo por referência o modelo pedagógico Waldorf assenta na filosofia da educação que procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico das crianças. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Constituem finalidades educativas:

  • Funcionar como espaço agradável e tranquilo, no qual a criança possa brincar, organizar o seu imaginário e, desse modo, crescer saudavelmente, contribuindo para a estabilidade e segurança afetiva da criança;

  • Desenvolver progressivamente a autonomia, o sentido de responsabilidade e as capacidades de expressão, comunicação e criação;

  • Promover a educação ambiental;

  • Promover a curiosidade pelos outros, pelo mundo que a rodeia e desenvolver uma atitude pró-ativa como membro da sociedade global;

  •  Assegurar a maior participação possível das famílias;

  •  Colaborar com os pais e restante comunidade para facilitar a adaptação da criança ao meio que a rodeia.