top of page

Bem-Vindo
ao
Centro Social Paroquial
de São João de Deus 

 Horário de atendimento

  - 10h às 13h e 14h às 18h

e-mail centrosocialsjoaodeus@gmail.com  telefone 218437450 

História 

O Centro Social Paroquial São João de Deus é uma pessoa jurídica canónica de natureza pública, sujeita em Direito Canónico de obrigações e de direitos consentâneos com a índole de instituto da Igreja Católica, para desempenhar o múnus dos seus Estatutos, em ordem ao bem público eclesial, ereta canonicamente por decreto do Ordinário da Diocese de Lisboa com Estatutos aprovados por esta autoridade eclesiástica.

Segundo o Direito Concordatário resultante, quer da Concordata de 7.5.1940, quer da Concordata de 18.5.2004, o Centro é uma pessoa jurídica canónica constituída por decreto da autoridade eclesiástica, a que o Estado Português reconhece personalidade jurídica civil, mantendo a sua natureza e identidade em face do disposto nos artigos 9.2 a 112 e 122 da Concordata de 2004, celebrada entre a Santa Sé e a República Portuguesa em 18 de maio de 2004, sem fim lucrativo, gozando dos direitos e benefícios atribuídos às pessoas coletivas privadas com fins da mesma natureza.

Segundo o Direito Português, o CSPSJD é uma pessoa coletiva religiosa reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, integrada no tipo de Institutos de Organizações ou Instituições da Igreja Católica, devidamente inscrita no competente registo das IPSS, sob o n.º 22/86 do Livro 03, que adota a forma de Centro Social Paroquial, sem prejuízo do espírito e disciplina religiosa que o informam, regendo-se pelas disposições do Estatuto das IPSS e demais normas aplicáveis, desde que no respeito pelas disposições da Concordata de 2004.

Em 8 de Março de 1953, no âmbito das Celebrações dos 500 anos de morte de João de Deus, é edificada na Av. de Roma, Praça de Londres, em Lisboa, com a bênção do Cardeal Cerejeira, a Igreja de São João de Deus nascendo à data uma nova paróquia da qual foi padroeiro João de Deus, homem Santo reconhecido em Portugal pela sua Fé, Hospitalidade no serviço ao próximo, Resiliência perante as dificuldades e Coragem de abraçar a vocação para a qual foi interpelado por Deus. A sua história de vida caracteriza-se pela grande obra de caridade quando acolheu doentes, mendigos ou órfãos e deles se tornou cuidador. Decorria o ano 1963, quando se inicia formalmente as atividades sócio caritativas da Paróquia de São João de Deus, com a criação do Lar “São João de Deus”, e que vinte anos depois é integrado no Centro Social Paroquial de São João de Deus (CSPSJD) para cumprimento do imperativo legal de reconhecimento de pessoa coletiva enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de identidade cristã com expressão visível de ajuda ao próximo na Comunidade Paroquial. Em 1986, o CSPSD, face às necessidades da Comunidade estende a sua ação criando as valências Pré-Escolar (dedicada a crianças dos três anos até à entrada na escolaridade obrigatória) e Atividades de Tempos Livres (proporcionando um espaço de apoio ao estudo e atividades complementares a crianças e adolescentes). Atualmente o Centro tem três valências em funcionamento: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI/LAR), Pré-Escolar – Escolinha da Igreja e Apoio Alimentar. Atualmente o Pré-Escolar “Escolinha da Igreja” é uma resposta social, com uma única sala, desenvolvida com equipamento vocacionado para o desenvolvimento das crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, proporcionando-lhes atividades educativas, assegurando a prestação dos cuidados adequados à satisfação das necessidades das famílias e garantindo a nutrição e alimentação adequada, às idades das crianças.

Direção

Presidente - Pe. Robson José de Carvalho Matos Cruz

Secretário – Carlos Alberto Marques Ramires de Sousa

Tesoureira – Olga Cristina Pacheco Silveira

Conselho Fiscal

A Presidente – Teresa Maria Cardoso Pinto

Secretária – Maria José Wagner Noronha Alarcão Falcão

Vogal – Ana Isabel Moreira da Cunha

Contexto organizacional

O Centro Social Paroquial São João de Deus, está sediada na freguesia do Areeiro, criada em 2012 no âmbito da reorganização administrativa de Lisboa  resultando da agregação da antiga freguesia de São João de Deus  e parte da antiga freguesia do Alto do Pina.

Desta fusão, nasce uma freguesia bipolarizada por estratos sociais complemente diferenciados, os quais resulta da história da urbanização da freguesia de São João de Deus, que durante o Estado Novo foi amplamente urbanizada por classes de alta média e alta em oposição à freguesia do Alto Pina que foi urbanizada para as classes sociais menos favorecidas.    Decorridos 10 anos da fusão das freguesias, as desigualdades são ainda mais visíveis e mais profundas, registando-se com maior acuidade uma maior intervenção social, nomeadamente, no Bairro do Portugal Novo.

Por outro lado, parte da população da antiga freguesia de São João de Deus, envelheceu e com o tempo os seus rendimentos económicos foram substancialmente reduzidos, constituindo hoje também um estrato social a necessitar de apoio social.

 É, pois, neste contexto, que agimos a fim minimizar as dificuldades sociais existentes de uma população com características muito diferenciadas por razões históricas, mas atualmente ambas a necessitar de uma intervenção social, no combate à exclusão social.

Objetivos

No cumprimento dos seus estatutos os objetivos do Centro Social Paroquial São João de Deus concretizam-se mediante a concessão de bens, da prestação de serviços e de outras iniciativas de promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, nomeadamente nos domínios seguintes:

  • Apoio à primeira Infância, através do Jardim-de-infância;

  • Apoio às pessoas idosas, através do Lar São João de Deus (ERPI);

  • Ajuda Cristã - do qual a expressão mais visível constitui o Banco Alimentar que constitui a resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar

Princípios Inspiradores, visão e valores

De acordo com as normas da Igreja Católica, compromete-se a promover da caridade cristã, da cultura, educação e a integração comunitária e social, na perspetiva dos valores do Evangelho, de todos os habitantes da comunidade onde está situado, especialmente dos mais pobres.

O Centro orienta a sua ação sócia caritativa à luz da Doutrina Social da Igreja tendo em conta, designadamente os seguintes princípios inspiradores:

O respeito pela dignidade da pessoa humana;

O aperfeiçoamento cultural, espiritual, social e moral de todos os paroquianos e em particular dos seus utentes;

A promoção de um espírito de integração comunitária, convivência e de solidariedade social;

A prioridade à proteção das pessoas mais desfavorecidas e a manutenção de estruturas de apoio às famílias e aos idosos e às crianças.

Visão

Ser uma Instituição de reconhecida qualidade dos serviços prestados, numa visão cristã e hospitaleira que advém de São João de Deus junto da Comunidade onde se insere.

Consolidar, valorizar e mobilizar procedimentos, competências, comportamentos e atitudes focalizados no Serviço ao Utente.

Valores

Resumidamente os valores orientadores são os princípios e fundamentos morais e éticos que assumimos como indispensáveis junto dos nossos colaboradores integrando-os na nossa cultura organizacional, a saber:

  • Hospitalidade;

  • Solidariedade humana, cristã e social;

  • Honestidade e Transparência;

  • Responsabilidade e Corresponsabilidade

  • Rigor.

bottom of page